Quem sou eu

Amante da boa mesa e de um bom vinho (sem dispensar uma boa cachaça, é lógico) e... gente boa acima de tudo

domingo, 11 de setembro de 2011

Salada de legumes com molho de laranja

"É de pequenino que se corta o pepino", já dizia minha vó. Ná época, ficava morrendo de pena dos pobre pepinos que seriam cortados em tão tenra idade. Doce ilusão. Mal sabia eu que ela se referia a como minha mãe devia me educar (cabresto curto). Mas vamos lá a nossa receita.

Ingredientes
- 2 xícaras de buquês de brócolis
- 2 xícaras de buquês de couve-flor
- 2 xícaras de repolho roxo cortado bem fininho
- sal e pimenta-do-reino em pó a gosto
- Folhas de repolho roxo (opcional)

Para o molho de laranja
- 2 colheres de sopa de óleo de canola (se num tiver pode usar qualquer óleo vegetal)
- 1 cebola pequena em rodelas
- 2 colheres de chá de maisena
- 1/2 xícara de suco de laranja

Preparação
1- Para fazer o molho: em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio.Junte a cebola e refogue-a por 5 minutos, até ficar macia. Adicione a maisena; derrame o suco de laranja e deixe ferver. Cozinhe até a mistura engrossar ligeiramente. Retire a panela do fogo e refrigere-a para esfriar rápido.
2- Enquanto isso, numa panela grande, ferva 4 dedos de água em fogo alto. Adicione o brócolis e a couve-flor; cozinhe-os por cerca de 7 minutos, até ficarem macios mas firmes.Escorra os legumes e enxague-os com água fria. Junte-os ao molho de laranja, mexendo até que incorporem bem (parece até sessão espírita hahaha). Tempere com sal e pimenta. Cubra e refrigere até a hora de serv.ir
3- Para servir, acrescente o repolho fatiado à mistura de legumes e misture bem. Forre uma travessa com as folhas de repolho roxo, se quiser; cubra-as com a salada e sirva em seguida.

Dica de preparo: para esfriar rápido o brócolis e a couve-flor, mergulhe-os cozidos em uma tigela grande com água gelada

2 comentários:

Rejane Feijó disse...

Olá, meu amigo Cadu !
As suas receitas são ótimas. Mas, sinceramente, o que eu mais gosto no seu blog são das suas lembranças da sua avó.De toda a experiência vivida e aprendida com ela. Isso me faz lembrar das minhas, uma delas já em outra dimensão. Abraço a você. De vez em quando vou lhe visitar para aprender mais sobre os pratos e reviver minha infância com as minhas avós! Abraço.

Francisco Belchior disse...

Essa é boa cumpade !!!!