Quem sou eu

Amante da boa mesa e de um bom vinho (sem dispensar uma boa cachaça, é lógico) e... gente boa acima de tudo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Costeletas de carneiro com hortelã e ervas

Bom, atendendo a pedidos, hoje teremos uma receita muito bacana de carneiro. O sabor do carneiro combina com os diversos sabores de ervas e frutas frescas. A carne de carneiro é um alernativa bem bacana e diferente para um jantar festivo ou um almoço de domingo. Então, lá vai:

- 1kg de costeletas de carneiro (dá, mais ou menos, 8 costeletas de 1,5cm cada)
- 2 tomates grandes e maduros divididos ao meio
- 3 colheres de sopa de azeite ou óleo (azeite é bem melhor, mas em caso de lizera, use o velho e bom óleo de soja)
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de hortelã bem picada (dá pra encontrar em qualquer supermercado, no stress). Pode ser aquelas desidratadas que vem em potinhos também.
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino
- Sala gosto

1- Limpe as costeletas, tirando os excessos de gordura. Quero lembrar que a gordura é responsável por boa parte do sabor e maciez da carne. Portanto, não seja neurótico com a questão da saúde, afinal, estamos aqui pra fazer um prato que encha o bucho e os olhos. Deixe o spa pra depois.

2- Junte as costeletas com as metades dos tomates em um pirex raso. Em uma tigela pequena, misture o azeite, o alho, a hortelã e a pimenta-do-reino.

3- Pincele o molho de azeite nos dois lados das costeletas e nas superfícies cortadas dos tomates e deixe tomando gosto por 15 minutos. Enquanto isso, pre-aqueça o forno

4- Ponha as costeletas numa assadeira e leve-a ao forno. Depois de uns 5 minutos, vire as costeletas e ponha os tomates na assadeira.

5- Continue assando-as segundo o ponto de cozimento desejado, cerca de 5 minutos para mal passadas. Se os tomates começarem a cozinhar demais antes da carne ficar pronta, coloque-os numa travessa, cubra-a e mantenha em local aquecido.
6- Transfira as costeletas e os tomates para uma travessa aquecida. Enfeite-os com raminhos de hortelã, tempere com sal e é só correr pro abraço.

Esse prato vai bem de mais ou com uma skol bem gelada ou um vinho tinto da uva cabernet-sauvigon. Fica a seu critério

Nenhum comentário: